sábado, 7 de fevereiro de 2009


CURUMIM
Alimento da terra
força viva
curumim



Costumes Tradicionais Indígenas

São hábitos culinários dos nossos indígenas, dos tupis, dos tapuias e dos índios de origens diversas; comidas simples, alimentícias, saudáveis, medicinais muitas vezes e inteligentemente temperadas; as bebidas são naturais, refrescantes e inebriantes por fermentação.

Conhecidas pelos nomes que lhes davam na lingua geral, no tupi ou abaneenga, no nheengatu, ou noutras línguas existentes entre as tribos, prevaleceram as gírias próprias de cada uma delas para significar a mesma coisa.

A riqueza da alimentação indígena está mais na variedade das plantas, dos vegetais,da materia-prima fornecida pela abundante flora brasileira, onde as propriedades alimentícias confundem-se com as medicamentosas, que no preparo das iguarias.
Acostumamo-nos, por exemplo, como civilizados, aos frutos muito, às raizes bastante.

No entanto, o aproveitamento que o indio e o sertanejo fazem da planta é muito superior: o caule, as raizes, a casca, as folhas, os brotos, flores, tudo entra no preparo do que podemos chamar de alimentos medicamentosos e/ou de remédios alimentícios, digamos assim, misturados ou separados, absorvidos de todas as maneiras possiveis, crus ou in natura, cozidos, assados, pilados, em pó ou em farinha, em infusão e assim por diante.

Muito contemporaneo é a gastronomia fisico-quimica que os grandes Chefs internacionais apresentam em seus cardápios finos e elegantes, assessorados por professores e cientistas.

Os índios, guardados os limites dos seus conhecimentos tradicionais e intuitivos, faziam exatamente isto por séculos, talvez. Sempre observando, antes, os animais, ou o efeito das plantas sobre os animais e sobre cada um dos animais para compreender os principios ativos daquelas plantas; quase que um laboratorio vivo disponivel ao indio para que pudesse observar cotidianamente e com lucidez a natureza circundante, rica em produtos alimenticios e medicinais concomitantemente, inclusive porque jamais separaram as duas coisas.

O alimento é tudo sim, é o prover e o curar-se simultaneamente.O contato íntimo do indio com a natureza fazia-o perceber com muito mais acuidade o valor e a utilidade total de uma planta.

A riqueza integral e a utilidade proporcionada por apenas uma árvore é algo de maravilhoso.

Dicionário Tupi de Pratos e Comidas Indígenas - Prof Joubert


Nenhum comentário:

Postar um comentário