sábado, 7 de fevereiro de 2009





CURUMIM

Livro retrata
como foto
como quadro
tua vida
na terra Tupinambá






DICA DE LEITURA:


As Aventuras de Tibicuera - Érico Veríssimo


"Aqui estão as aventuras de Tibicuera, contadas por ele próprio. O herói narra sua espantosa viagem que começou numa taba tupinambá antes de 1500 e terminou num arranha-céu de Copacabana em 1937.
Não hesito em passar para as mãos de vocês este romance, porque no fundo ele conta também muito das aventuras do nosso Brasil.
A princípio pode parecer fantástico que um homem tenha conseguido atravessar vivo e rijo mais de quatrocentos anos. Mas estou certo de que, após a leitura do capítulo intitulado O Segredo do Pagé, todos vocês aceitarão o fato e, mais, hão de fazer o possível para seguir os conselhos do feiticeiro, afim de vencer o tempo e a morte.
Eu podia encher este livro com notas explicativas de certas palavras. Prefiro, entretanto, que vocês recorram ao dicionário, habituando-se a consultá-lo em casos de dúvida ou desconhecimento. É um bom exercício não só de paciência como também de honestidade intelectual. E no fim de contas sempre gravamos melhor na memória o significado das palavras que nos levaram a folhear dicionários.
Se vocês não gostarem do romance que vão ler, não me culpem. Tibicuera é o autor. E quem se mostra disposto a receber flores e aplausos não deve fugir às vaias e aos repolhos."


Érico Veríssimo
http://ufpel.tche.br/~felipezs/html/erico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário