quinta-feira, 12 de março de 2009





CURUMIM
CUNHATÃ
CANTA
PRA MIM







A importância dos Grupos de Canto e Dança



Um dos aspectos mais preciosos da Cultura Guarani é a continuidade e preservação através dos séculos.
São sempre as crianças aliadas aos líderes dos Tekoah Guarani (aldeias) que perpetuam a música, o canto e a dança para sempre, enquanto for preservado um dos povos mais antigos do Planeta.
Os Guaranis foram os primeiros a povoar a América do Sul.
Sua Cultura e Tradição, assim como a Crença no "Nosso Pai" (Nhande Rú) é um conjunto de regras, postura e honradez mais evoluídos e mais lindos se comparados a qualquer outra seita moderna.
Suas entidades sagradas são mantidas rigorosamente em todos os eventos de gratidão ao Criador e aos Primogênitos da Existência Guarani.

Outro aspecto maravilhoso é o "Nhande rekó" que significa: Nosso Jeito de ser.
Um exemplo de educação, respeito, amizade, solidariedade e gratidão que faz dos
homens, mulheres, velhos e crianças seguir um código sagrado que o diferencia bastante de qualquer outra etnia e serve de ótimo exemplo ao Povo Juruah (Não Índios) pela sua dignidade e racionalidade de ações.

Eu amo Tenonde'i (O pequeno caminho) que levará ao todo, ao sempre, o espírito e vida Guarani.
Xe ero ayvú hetah, Tenonde'i.

Heitor Kaiowá


O Coral Tenonde'i

O Coral de Tenonde'i (Caminho pequeno) é o coral da Aldeia Indígena de Tenondé Porã. É uma mostra da cultura Guarani pelo seu lado mais doce. Coordenado pelo Ataide Vilharve, que também atua como violinista, tem se apresentado em eventos culturais sempre com muito sucesso.
Hoje o coral precisa de projetos e/ou patrocínios que viabilizem a locomoção, viagens, vestuários, instrumentos e tudo o que possibilite a apresentação da Cultura Guarani ao Brasil.
Além disso, Tenonde'i atua diretamente na auto-estima das crianças Guaranis, integrantes ou não, que vêem a sua cultura e as suas raízes valorizadas.

O Coral e Grupo de Danças Guarani da Aldeia Tenondé Porã de São Paulo foi convidada para fazer parte das apresentações de despedida dos Jogos do PAN no Rio de Janeiro.

Ana Kristina

fonte: Comunidade Coral Tenonde'i - orkut

Um comentário: