terça-feira, 24 de março de 2009


Curumim
desvenda
esta mata
pra mim





ÍNDIOS DO ACRE


O nome Acre origina-se de Áquiri, forma pela qual os exploradores da região transcreveram a palavra Uwákuru, do dialeto dos índios Ipurinã.

O Acre é o único estado compreendido no quinto fuso horário em relação à Greenwich, com duas horas a menos que o horário oficial de Brasília, sendo também a última região a ser incorporada ao território brasileiro.

As tribos habitantes do Acre são principalmente dos troncos Pano e Aruaque (Aruak).

Ao Pano pertencem os Kaxinawás, Yawanawás, Poyanawás, Jaminawás, Nukuinis, Araras e Kaxararis.

Ao tronco Aruaque pertencem os Kulinas e os Kampas.


KAXINAWÁ OU KAXINAUÁ

Em águas do (aldeias no Peru): Juruá, Curunja, Embira; (aldeias no Brasil): Tarauacá, Jordão, Breu, Muru, Envira, Humaitá e Purus, vivem os Kaxinauá e seus parentes. Sua população é de cerca de seis mil pessoas vivendo em meio à floresta tropical desde o leste peruano até o Acre.


OS MASHCOS (conhecidos hoje pelo nome de Harakmbu)


Os Mashcos (nus) são uma das inúmeras tribos que campearam o rico Acre (tempo em que o território peruano se estendia até o rio Madeira no Brasil) e lutaram com muito vigor contra os usurpadores de seus pagos. São índios de cor morena, altos, que costumavam raspar a cabeça com a taquara e por esse motivo eram denominados "os calvos".

Hoje, os Mashcos, formam um povo silvícola caracterizado como uma das principais tribos arawakas. Atualmente não chegam a 2000 e grande parte estão já civilizados.



Texto pesquisado e desenvolvido por ROSANE VOLPATTO
http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendaindiosacre.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário